031 9 8812-2519

NO AR

tvcaravelas

www.tvcaravelas.com

Nossa História

 

Siomar Queiroga

Conselho Curador

Fundação FAVI


A noite se punha e a família se encontrava depois de uma jornada de trabalho exaustiva em uma oficina de conserto de aparelhos eletroeletrônicos. O que fazer, as conversas giravam em torno dos acontecimentos do dia, todos tinham algo novo pra contar, também pudera trabalhavam todos juntos, filhos, marido e esposa. O patriarca criou a família assim, unidos em todos os momentos de alegria e de tristezas é como se um sustentasse o outro. Como era bom, ríamos de tudo que era inventado. Nosso Magaiver por aqui tem um nome de Marcos Constâncio o criador da TV Caravelas. Sobre um imenso terraço no meio de livros e outras bagatelas ele elaborou um circuito e com um pedaço de antena dependurada no telhado, um vídeo cassete e algumas fitas começou a exibir filmes,aos quais nossos vizinhos mais próximos começaram a assistir e gostar da idéia. Nosso personagem principal dono do evento empolgou e logo chamou seu filho mais velho também técnico nessa área Marcus Vinicius para que o ajudasse nesse projeto.

As noites seguiam sempre com os dois personagens em seus inventos aperfeiçoando seus circuitos e eu ficava só olhando sem entender nada. Colegas de trabalho vinham e os entusiasmavam mais para que se tornasse algo concreto para o futuro, alguns chegavam a dizer que eram gênios e vários nomes foram dados para aquela engenhoca, até que um dia nosso Magaiver disse: vou fazer uma TV de verdade, onde toda a família possa assistir sem ter que mudar de canal por causa da censura. Foi quando arrumamos um outro terraço cheio de areia e num cantinho no meio de uma caixa d’água fizemos nossa primeira transmissão com uma entrevista a uma vereadora amiga, que topou ir mesmo sabendo das condições em todos os sentidos. Há, não posso esquecer de onde surgiu o nome Caravelas, tinha que mandar pintar uma faixa e aí? Marcos logo lembrou do descobrimento do Brasil Cabral veio nas três caravelas, Santa Maria,Pinta e Nina, ai surge o nome, TV CARAVELAS, descobrindo um novo jeito de fazer televisão.

Nossa transmissão foi um sucesso estávamos no canal 7, sem licença para operar mas continuamos. A princípio nossa programação era mais filmes, todos selecionados, nada demais Caminhamos assim nos informando com pessoas do ramo, pesquisando como legalizar uma TV. Gente,vocês não imaginam o sufoco, sem dinheiro quanta coisa tinha que arrumar, que loucura, papéis e mais papéis, nada nos desanimou, criamos primeiro uma fundação, foi feito um estatuto tudo dentro das normas legais, dinheiro para registro, xérox e outras coisas mais saiu tudo daqui, não sei como só mesmo milagre, mas fervorosos a Nossa Senhora Aparecida ela nunca nos desamparou e nunca nada nos faltou. Entramos de peito aberto com garra e devagarzinho estamos tirando as pedras que surgem em nosso caminho. Um projeto foi feito por um engenheiro de Cascavel, Paraná pedindo licença a Anatel para operarmos legalmente. Esse processo tramitou em Brasília por longos anos até que foi arquivado por falta de interesse político. E nós? Desistimos? Não! Isso nos deu mais força, não somos tubarões, não temos prestígios, mas temos vontade de trabalhar, de fazer acontecer e provar pra A e B que tudo é possível, quando crê e persiste a coisa acontece.

Ficamos dois anos com nossa programação a noite, tínhamos vários programas de entrevistas, entretenimento e cultural nossa audiência estava lá cima, tínhamos vários parceiros, empresários, pessoas influentes na sociedade, Polícia Militar e outras mais. Aqui conseguimos várias pessoas que voluntariamente nos ajudavam em nosso trabalho e que acreditavam no sucesso desse empreendimento, assim se passaram oito anos de luta, até que descobrimos que a Fundação Amigos do Vale do Aço FAVI ela tinha direito de adquirir um canal comunitário, totalmente gratuito em canal fechado. Foi aí que meus filhos Antonio Marcos e Marcus Vinícius empenharam indo várias vezes a BH na busca dessa conquista.

Foi aí que TV foi tirada do ar para não atrapalhar o processo que corria na ANATEL. No dia 10 de agosto de 2009 a licença tão esperada saiu e hoje trabalhamos com tranqüilidade licenciados e batalhamos ainda por um canal aberto. Por aqui tudo é muito simples, mas com profissionalismo vamos conquistando os telespectadores e a comunidade local. Continuamos sozinhos sem apoio de políticos do município, do estado e federal. Apesar da Fundação ser reconhecida como utilidade pública, nada até hoje conseguimos, documentos e processos já foram colocados na tentativa de conseguir verbas para equipar a TV. A Fundação como mantenedora da TV vai caminhando a passos lentos, estamos terminando de pagar o link no valor de 35 mil, divididos em quinze prestações no mês de setembro terminamos e vamos contrair mais uma dívida em outro equipamento que se fizer necessário.

O caminho até aqui foi de muita luta, sacrifício, noites mal dormidas, preocupações, mas estamos vencendo, e mais gratificante de tudo isso é o carinho e a amizade que encontramos em todos os voluntários, apresentadores e convidados que por aqui passam. Sinto que a minha família aumentou pois todos fazem parte dela como costumamos dizer “família da TV Caravelas” e carinhosamente me chamam de vovó Sissi. A todos eu peço que a Virgem Mãe Santíssima os abençoem e em futuro bem próspero possamos tê-los com um salário digno em uma emissora que gerará muitos empregos para aqueles que realmente necessitam. Obrigada a todos e acreditem a cada dia descobriremos um novo jeito de fazer televisão.

Ipatinga /MG

28/07/2010






FALE CONOSCO

(31) 3822-8327

Visitas: 16788
Usuários Online: 10
Copyright (c) 2019 - tvcaravelas